sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Caracterização do Portal Ciência Viva de acordo com uma grelha pré-definida

Introdução ao estudo de Recursos Educativos Digitais (RED)

1. Análise de sites que disponibilizam RED para as ciências
Site: Ciência Viva

Proposta de grelha de análise:

Critérios
Observações
1. Tipo de recursos que contém (ex. manuais, sequências didácticas, actividades)
Possui propostas de actividades, repositório de vídeo, divulgação de projectos e ligações para outros sites.
2. Relação/adequação com os conteúdos curriculares
Disponibiliza alguns materiais mas não explicita a relação com os conteúdos curriculares. Dada a diversidade de propostas apresentadas a adequação teria que ser avaliada caso a caso.
3. Relação/adequação com as competências e os objectivos curriculares
Idêntica à observação anterior.
4. Tipos de actividades (experimentais? Práticas?  Que potencializam o quê? Ex: raciocínio? Resolução de problemas? )
Tem actividades práticas e experimentais para diferentes áreas disciplinares e diversos grupos etários.
Potencia a pesquisa e a autonomia.
5. Factor inovação/mudança: que exigências implicam a nível da planificação e concretização das aulas?
- Qual o papel do professor?
- Qual o papel do aluno?
- Qual o papel da(s) tecnologia(s)?
São recursos disponibilizados para actividades diversificadas.
No entanto, a maior parte, destinam-se a ajudar o professor a transmitir informação de forma mais apelativa, numa tentativa de facilitar a aprendizagem dos alunos.
6. Outro(s) critério(s) à sua escolha



Autores:

Ana Lisboa, Arlindo Monteiro, Eduarda Caridade, José Paulo Bico, Magda Costa, Marta Pinto e Sofia Batista

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