terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Relatório do Módulo II

Relatório crítico de análise dos Wikis do ponto de vista das suas potencialidades para a disciplina de Biologia

No artigo “Wikis em Educação: potencialidades e contextos de utilização”, consegue-se entender bem os verdadeiros benefícios que resultam da utilização dos wikis em sala de aula.
De uma forma geral e, face aos softwares sofisticados que podem, ou que já estão a ser utilizados em educação, os wikis apresentam enormes vantagens, nomeadamente o facto de serem de código aberto; são muitos simples de usar e permitem que o layout e a estrutura se adaptem ao gosto e estilo do(s) utilizador(es).
Em contexto pedagógico, a tecnologia wiki potencia ainda a comunicação e troca de ideias entre os diversos membros de uma comunidade educativa, estimula o desenvolvimento do trabalho colaborativo e cooperativo.

Em relação ao artigo “Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0”, apresenta uma experiência pedagógica que foi desenvolvida numa turma de futuros professores de Biologia. No final do semestre, os alunos preencheram um questionário de opinião que pretendia avaliar a experiência vivenciada, não apenas ao nível de aspectos relacionados com a concepção e dinamização de documentos pedagógicos elaborados com base nas ferramentas da Web 2.0, mas, sobretudo, o impacto das aprendizagens obtidas na formação de um futuro professor. Os resultados obtidos são encorajadores porque atestam da enorme adesão dos alunos ao projecto e da vontade que demonstram em incorporar estas novas ferramentas nas suas práticas a nível pessoal e profissional.

É interessante analisar o artigo “Podcasts no Ensino: Contributos para uma Taxonomia” que refere que com as ferramentas da Web 2.0, nomeadamente os wikis, é fácil interagir, criar, publicar e comentar, fomentando conexões entre pessoas e ideias. Destaca, ainda, os podcasts e a sua integração no ensino, apresentando uma taxonomia de podcasts e terminando com algumas recomendações na elaboração dos mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário