Após a realização de uma análise ao programa de Ciências da Natureza do 2º ciclo do ensino básico é possível concluir que a utilização e presença das TIC, como ferramenta essencial de apoio e, em contexto de sala de aula, é nula.
Há muito que se percebeu as potencialidades do uso das TIC na sala de aula. No que concerne à disciplina / currículo em análise os recursos informáticos, no trabalho experimental em ciências, contribuem para o desenvolvimento do conhecimento, do método e do pensamento científico. O papel dos recursos informáticos torna-se, assim, fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
Seria bastante pertinente adequar o currículo às necessidades actuais, em termos tecnológicos, no sentido de existir uma exploração de ferramentas e recursos digitais numa abordagem mais dinâmica à aprendizagem nas aulas.
Sabe-se que não é por causa das TIC que os alunos aprendem, mas antes devido às interacções entre raciocínio e actividades.
No entanto, como é de conhecimento geral, os apetrechos por si só não bastam para alterar a forma como os professores, ou as escolas, vêem o ensino das ciências nas aulas. Por outras palavras, melhores ferramentas não levam necessariamente ao desenvolvimento duma melhor pedagogia. Portanto, as escolas deveriam criar ambientes estimulantes junto dos aprendentes, ensinando-lhes competências válidas em TIC, ao mesmo tempo que lhes deve alimentar o desejo de aprender e o gosto pela descoberta.
O segundo ciclo é um domínio onde há quase tudo por fazer no que diz respeito à integração das TIC no currículo (entendendo-se como orientações mas também como prática)de Ciências da Natureza.
ResponderEliminarEstudos realizados em Portugal sobre RED têm mostrado que o 2º ciclo é aquele em que há menos recursos. Assim felicito a Marta por ter chamado aqui a atenção para este facto e, consequentemente, para a necessidade que se preste mais atenção ao 2º ciclo através de propostas inovadoras de práticas com as TIC.