As áreas vocacionais, emergentes no sistema educativo, exigem novos currículos, que pretendem desenvolver as competências dos jovens e dos adultos para responder às necessidades do mercado de trabalho, e que estão inscritas no referencial de dupla certificação: a escolar e a profissional.
A sua preparação baseia-se em torno de três eixos fundamentais: a educação, a formação e a ligação ao mundo do trabalho.
Segundo o currículo de Klein, o professor deverá estar na posse dos elementos que lhe permitam tomar decisões em relação ao currículo que melhor se adapta aos diferentes objectivos da educação. Na sua perspectiva, o desenho curricular é determinado a um nível mais geral de selecção das fontes de informação e a outro nível mais técnico associado a planificação e desenvolvimento do currículo, de acordo com a consistência intrínseca de nove elementos curriculares (objectivos, conteúdo, actividades, avaliação, materiais, tempo, espaço e ambiente, grupos, estratégias do professor).
Assim, considera três desenhos curriculares: centrado nas matérias; centrado nos alunos e centrado na sociedade, embora na sua implementação, possa haver combinação dos três desenhos, ou predominância de um em relação a outros. A deliberação sobre as escolhas para o desenvolvimento curricular pertence a cada professor que deverá conhecer as características e os propósitos de cada desenho, bem como os objectivos que se pretendem para os cursos em que vai trabalhar.
Sem comentários:
Enviar um comentário